24 setembro 2014

Dota 2 Vs. League Of Legends, Fight!


Após a magnifica disputa entre os clássicos Mario e Sonic, seria essa a maior rivalidade entre jogos da atualidade? Será que realmente algum desses dois MOBAs ( Multiplayer Online Battle Arena, ou Arena de Batalha Multiplayer Online em português ) tem uma superioridade perante o outro? O fato é que muitos participam dessa confusão, mas poucos realmente sabem de verdade os reais atributos de cada jogo, confira já, e não seja mais uma dessas pessoas.

 Dota 2 
Sendo o grande veterano do estilo MOBA, o mesmo deu início ao gênero. Tendo na sua segunda versão, uma enorme mudança nos gráficos, onde teve os aspectos 3D muito mais trabalhados que a versão anterior.

Seu período de teste foi muito extenso, dando espaço assim para o lançamento do seu grande rival: LoL, o famoso League of Legends, no ano de 2009. Seu principal inimigo absorveu a legião de fanáticos por Dota 1 que já estavam de saco cheio de tanto aguardar ansiosamente para que o título fosse então, finalizado. Quando Dota 2 foi lançado,já era tarde demais e não conseguiu recuperar todos os seus fãs perdidos para o concorrente, porém, menos popular, Dota permanece imortal. 

League Of Legends 
Desde o seu marcante lançamento até os dias de hoje, "LoL" ( League Of Legends ) definiu um marco na linha do tempo dos MOBAs. Mesmo tendo seus gráficos inferiores, roubou a legião massiva dos jogadores de Dota e hoje é o título mais jogado. Existem diversas críticas á respeito do título e inclusive dos fãs ( que muitas vezes são questionados inclusive pela opção sexual, algo sem nexo algum ), sendo uma delas sobre a opção de gastar dinheiro comprando skins e outros itens no jogo, que é algo que fica á critério do jogador e é voltado apenas para o aspecto da aparência. Porém, isso terminou sendo uma das coisas queridas pelos jogadores do título, por permitir uma gama de personalizações para seus personagens.

Mas afinal, quais as Igualdades/Diferenças entre eles? 
Ambos têm diversos aspectos que se igualam, e outros que se diferenciam bastante, deixando muitos confusos, porém, vale relembrar seus aspectos que diferem ou não, confira:

Semelhanças: 

Objetivos principais (resumidamente) :
Dota 2 – Destruir a base inimiga.
League Of Legends - Destruir a base inimiga.


Mata Competitivo :
Dota 2 – Três rotas principais, com algumas ligações e protegidas por torres.
League Of Legends - Três rotas principais, com algumas ligações e protegidas por torres.
Podemos perceber que a “essência” dos dois é a mesma, tendo os mesmos objetivos e tipos de mapas.

Diferenças: 
Acesso ao LoL:
  • Acessar o site do LoL 
  • Criar conta no LoL 
  • Baixar o LoL 
  • Atualizar o LoL (se necessário) 
  • Iniciar o LoL 

Acesso ao Dota 2:
  • Acessar o site da Steam 
  • Criar uma conta na Steam 
  • Baixar a Steam 
  • Iniciar a Steam 
  • Adicionar Dota 2 á biblioteca da Steam 
  • Baixar Dota 2 -Atualizar Dota 2 (se necessário) 
  • Inicar Dota 2 

Como podemos conferir, o acesso ao LoL é bem mais prático e fácil do que ao Dota 2, já que nem todos têm acesso a uma conta na Steam, resultando na grande quantidade de jogadores do League Of Legends. Existem outras diferenças, como:

O mapa de Dota 2 é maior que de League Of Legends resultando em partidas mais longas.

Em Dota 2, seu personagem perde ouro ao morrer, enquanto em League Of Legends isso não acontece.

League Of Legends é um pouco menos caótico e mais fácil de aprender do que seu concorrente Dota 2.

A plataforma que “abriga” o Dota 2 é a Steam, a maior plataforma de comércio de jogos do mundo , sendo assim , os jogadores terão menos chances de criar contas apenas para “bagunçar” o jogo.

A segurança de Dota 2 fica por conta da Valve, tendo assim uma superioridade em questões de servidores e segurança, por ser uma empresa de grande porte.

As configurações mínimas de League of Legends são mais acessíveis do que as de Dota 2, aumentando o número de jogadores.

 Mas, quem ganha essa batalha? 
Não adianta alegar que LoL é mais famoso, ou que Dota 2 é mais seguro e antigo. O fato é que esses dois títulos têm aspectos bem diferentes, e outros bem parecidos, o que deve ser avaliado é aquilo que mais te agrada, e assim fazer a sua escolha, ou quem sabe até, jogar os dois ao mesmo tempo? Sendo assim, escolha seu MOBA ( ou seus MOBAs ), e boa sorte!