02 agosto 2014

Links de Sábado #6

MOÇOS FEMINISTAS (PORQUE NÃO?)
Muitos caras até se interessam pelo movimento feminista, mas ficam perdidos na hora de ajudar. Alguns põe os pés pelas mãos e acaba fazendo o tão condescendente mansplanning. Outros não sabem bem por onde começar e se pergunta: "Se é sobre as mulheres, qual meu papel na coisa toda?". Pois pronto: algum lindo fez até uma lista sobre por onde começar, com regras bem simples que você pode pôr em prática no dia-a-dia, de tarefas domésticas, papos com a galera, prevenção sexual, relações familiares, modos com estranhos e por aí vai. Na verdade, a lista é uma versão dessa outra lista aqui, que é mais ideológica e filosófica, dando passos pra como mudar sua postura social e intelectual para ajudar o feminismo. As duas estão em inglês, mas vale muito a pena até jogar no Google Tradutor, se for o caso.

-Vítor


SOBRE AS URNAS
Ainda no papo do feminismo, descobri uma página de Facebook fantástica esses dias: Vote numa feminista. A ideia é divulgar candidatas feministas às eleições desse ano, de todos os estados, matando assim dois coelhos de uma cajadada só: 1. Aumentar o número de mulheres em cargos políticos do Brasil, já que o congresso e o senado nacional mais parecem mais grandes Clubes do Bolinha; e 2. Substituir nossos retrógrados e quase inúteis políticos por pessoas com reais interesses de progresso. Essa segunda meta, aliás, deve ser uma meta de todos nós esse ano: procurar saber quem e por que estamos votando em quem estamos. Todo ano o brasileiro simplesmente se isenta da sua obrigação que é se manter ativo na política, ao menos se mantendo informado sobre quem foi eleito e qual papel ele presta no poder. Já que, aposto eu que você nem sabe o nome de um deputado que está no cargo, certo? E como você vai saber quais não reeleger esse ano, hein? Bom ver isso aí, ao menos para quem vier daqui em diante. 
-Vítor


#CHORAINDIE
Essa semana a Rolling Stone Brasil, que eu geralmente acho bem chata e pretensiosa, deu uma na cara de todos os hipsters e roquistas que ficam de mimimi quando anunciam atrações pop para festivais de música. Eles reuniram uma listinha de grandes astros do imaginário de muita galerinha chata trabalhando ou curtindo o trabalho de popstars (ou até tocando na novela rs). Acho que faltou foi muita, coisa: O vocalista do RHCP chorando ao ver filme de Justin Bieber, esse vídeo velhinho dos roqueiros falando sobre seus artistas pop favoritos, o Kiss dizendo que as bandas de rock atual são um lixo e que Lady Gaga é a única estrela real do pop atualmente, e por aí vai... 

-Vítor


OSWALDO MONTENEGRO E CIA MULUNGO
Oswaldo Montenegro é um verdadeiro gênio da música brasileira. Além de músico, produz filmes e peças teatrais. Em 2010, lançou um DVD com a Companhia de Teatro Mulungo, formada com músicos e atores de toda parte do Brasil. O resultado é incrível, mostrando algo além da diversidade artística e cultural brasileira. 
-Rodrigo


COVER DA SEMANA
O cover dessa semana é de Fancy, da Iggy Azalea, que é basicamente o hit pop do momento. Esses dois caras fazem um cover da música só de imitações, que um escolheu para o outro só saber que voz fazer lá na hora. Não tão pouco hilário e eu já vi pelo menos umas cinco vezes. (Eles tem também outro na mesma linha de Wiggle). 

-Vítor