16 julho 2014

Gordinhas:Pode tudo

Muita gente sabe que a indústria é perversa, e cria esteriótipos e desconforto só pra vender, mas pouca gente entende como isso acontece. A indústria da moda, por exemplo, sempre vende o mais magro. Mas ninguém se pergunta o porquê. Sim, pois se a indústria quisesse vender a imagem contrária, dava pra ganhar lucro também. A moda consegue vender o magro porque a sociedade ainda restringe o gordo, e parece que vai continuar a fazer isso.

A verdade é que, na moda, se uma pessoa gorda quiser de vestir bem, ela tem que se restringir. Tem que usar preto, que emagrece; tem que usar coisas simples, pra não chamar atenção pro corpo. Tem até segmentação plus size, o que deveria ser uma coisa positiva, mas muitas lojas usam como desculpa para segregar o seu público mais ainda, a fim de controlá-lo com mais propriedade - afinal, quem nunca viu uma loja "moderninha" vendendo GGs em tamanhos que cabem em uma pessoa M?

A moda vive em dizer que pra ser gordo e se vestir bem tem regra do que pode e do que não pode. Já vi várias pessoas que vão na loja e gostam de uma peça mas dizem "Essa não pode, né?". E sabe qual a grande verdade? Pode tudo! Essas regras foram inventadas por uma sociedade que quer te esconder e te fazer fingir que você não tem o corpo que tem. A verdade é que não tem nada de errado em parecer gordo, então não tem essa de que roupa tem que emagrecer. Roupa tem que ter estilo.

Aqui só uns exemplos de meninas arrasando em looks que "gordinhas não pode usar":

 braço de fora

 brilho

 top cropped (aquele decote que vai na cintura)

 estampa floral

 legging

 listras horizontais

 oversized (peças maiores)

peças mais justas

renda

branco

E não para por aqui não. Se você quiser ousar mais do que esses looks, ou fazer outras experimentações nem pense duas vezes. 

Apesar de ter, sim, peças que ficam melhores em uma ou outra pessoa, isso não se restringe a quão nos padrões essa pessoa está. A minha dica é: Gostou de alguma tendência? Experimenta. Viu alguma peça legal? Já para o provador. Às vezes até mesmo o tamanho não é um empecilho. Sério, pode parecer desestimulador no começo se uma ou outra peça não servir ou ficar feia, mas a partir de quando você se acostumar com a ideia e tentar se vestir de um jeito que você se sente confortável, e não necessariamente nas "regras", você vai se sentir demais.