01 junho 2014

Carta do Editor - Mês #1 Começo

Desde o início do blog, há 4 anos (sim, já), nosso principal interesse era de usá-lo como um espaço para divulgar conteúdos dos quais gostássemos. Aos poucos fomos lapidando essa ideia até chegar ao formato que tínhamos: o foco era várias áreas de entretenimento, cultura e curiosidades. Postávamos sobre novidades em geral, compilando e repassando o que nos interessava na internet. Acontece que esse formato foi cansando, pois tanto nós quanto a forma com que se consome conteúdo na internet mudou. O papel de recolher interesses já é feito pela timeline do Facebook, pelo Tumblr e pelo Pinterest. Todos esses selecionam conteúdo pra qualquer pessoa, e ainda fazem isso de forma personalizada. Desse tempo pra cá - apesar de ainda haver blogs que apenas reproduzem o que se passa no mundo, e com muito sucesso - os projetos que mais têm me interessado são os que vão além e geram relações pessoais com todos os envolvidos, entre os produtores, entre o público, e entre o público e o produtor.

Há um tempão vinha me apaixonando por um site-revista americano chamado Rookie. Ele é o resultado do trabalho de Tavi Gevinson, que depois de virar uma blogueira internacionalmente famosa apenas aos 13 anos, começou a receber propostas de revistas para se aprofundar nesse universo. Foi aí que ela chegou a uma conclusão: não existiam revistas com as quais ela podia se identificar. Todo o conteúdo que é segmentado pra jovens hoje em dia lhes trata como um público de consumo superficial e geralmente nem sabe quais reais interesses e preocupações se passam pelas suas cabeças. Lembro bem quando uma amiga minha me mostrou uma das matérias da Capricho, há um tempo atrás: Robert Pattinson lambe lábio inferior em aparição publica (!!!! - não estou brincando). E é assim, no mundo todo: De Seventeen a até MTV, que já foi muito transgressora, reduzem o seu público a consumidores e não pensadores e discutidores, provavelmente a mandos da indústria. Tavi então teve uma brilhante ideia: juntou dezenas de outras adolescentes, a grande maioria meninas, pra reconstruir como a mídia trata as adolescentes, abordando agora feminismo, análises culturais, discussões sobre problemas pessoais e, por que não, um pouco de moda, fan base e diversão no meio disso tudo. Desde então ela já apareceu em listas da Time como uma das pessoas mais promissoras na mídia várias vezes e já colaborou com pessoas como Zooey Deschanel, Lorde, Emma Watson, Miley Cyrus, Sofia Coppola, Jon Hamm e Lena Dunham.



Eu estava muito interessado em participar de um projeto desse tipo. Pensei em escrever um post sobre tecnobrega (que vai sair, mas ainda não fiz, deve sair em um mês que provavelmente vamos debater cultura nacional) e mandar para ver se gerava a mesma empolgação que eu tenho sobre o tema. Depois vi que aquele não era o espaço pra falar disso. Descobri que a internet está, nesse momento, fervilhando de coletivos que se propõe a re-entender conteúdo para tentar mudar a situação cultural em que estamos. Tem o HitRECord, do Joseph Gordon-Levitt, que junta milhões de artistas no mundo. Tem o Buzzfeed, que está redefinindo o que é jornalismo e como os jovens querem que informação e entretenimento cheguem até eles. Tem o TED, que está espalhando questionamentos, conhecimento e reflexões pelos quatro cantos do mundo, e interligando tudo isso pela internet. Mais recentemente tem o Lugar de Mulher, de escritoras e jornalistas brasileiras, que assim como no Rookie, estavam cansadas de ler revistas femininas falarem de dieta e de como agradar seu marido sexualmente e fizeram seu próprio conteúdo. Cheguei a conclusão que eu não deveria mandar texto nenhum sobre tecnobrega para um blog gringo, quando eu sei que há estigma e desconhecimento aqui dentro do país primeiramente. Era a hora de botar a mão na massa e transformar esse blog em algo maior.

Pegamos então o formato do Rookie para construir algo que falasse com nossa realidade. A cada mês temos um tema central, geralmente abstrato, para tratar e vocês poderão acompanhar o crescimento dos conteúdos pelo calendário de cada mês. Chamamos também alguns amigos nessa missão, de interesse dos mais diversas, para cada um colaborar com um texto mensalmente. Aliás, todos vocês podem colaborar, mandando seus projetos, completos ou incompletos, para nós, ou alistando-se para ser um colaborador fixo também. No final de cada semana, sempre que possível, faremos também um post sobre conteúdos que vimos pela internet (afinal de contas, hoje em dia reproduzir também faz parte), mas sempre com nossas impressões sobre eles - e de quem mais quiser participar. Playlists, mixtapes, contos, discussões, dicas, matérias, resenhas, listas: vocês devem esperar de tudo e mais um pouco a partir de agora.

O Nossa Caixa deixou de ser apenas um blog e digievoluiu para uma base de Lego. Agora é só começar a montar!