27 dezembro 2013

Melhores e Piores estreias da Fall Season de 2013

Todo setembro chega a Fall Season, período mais importante do calendário de séries. É um período que vai até a metade de dezembro e em que todas as emissoras americanas de TV aberta e algumas da TV fechada iniciam novas temporadas para suas séries e estreiam outras. Nesse mundo de série, é bem difícil selecionar boas estreias todo o ano para assistir, com mais de 30 séries novas. Quem é seriador já deve estar acostumado a pegar várias séries de gosto duvidoso pra assistir, mas pra quem é novo no assunto pode ser decepcionante. Para ajudá-los, depois de ver todas as estreias desta temporada (exceto séries derivadas), selecionei em uma lista as 5 piores e 5 melhores séries. Antes foram tiradas também séries previamente canceladas, para ninguém ficar vendo série que não vai a lugar nenhum. Espero que seja de bom proveito!
Melhores

Agents of S.H.I.E.L.D. é mais um projeto de Joss Whedon (Buffy, Firefly, Os Vingadores) e por si só já era uma grande promessa. A ideia era usar o sucesso de Os Vingadores e fazer dele um spin-off que reintroduziria a Marvel à TV, que, com excessão dos cartoons, não fazia uma série desde 2006. Infelizmente, Agents of S.H.I.E.L.D. não é isso tudo, e pode ter decepcionado alguns fãs de esperavam o alto nível do filme que o gerou. Ainda sim, a série vale a pena! Todos os elementos que a Marvel adquiriu maestria no cinema nos ultimos anos estão aqui: o humor sarcástico bem encaixado durante todo o processo, um balanço correto de aventura e pequenas doses de drama, e ainda referências que ajudam a amarrar os elementos da história no universo Marvel e na atualidade. O resultado pode não ser de uma série icônica e/ou profunda, mas S.H.I.E.L.D. não deixa de ser muito divertida de se ver. 
Série da FOX
Não exibida no Brasil
Legenda Nacional por: Legendas em Séries 
+14


The Crazy Ones é a volta de Robin Williams e Sarah Michelle Geller a televisão, com essa comédia da CBS sobre o mundo publicitário (tema esse que parece ser um dos poucos ramos de emprego que já não se esgotou de séries sobre). Na série Sarah e Robin são pai e filha que comandam uma grande empresa de propagandas, de marcas como Mc Donald's e Pringles. Todo esse tom globalizado dá ao programa um ritmo agitado que pode estranhar inicialmente, mas depois que se acostuma é facil entender que isso torna a série criativa e fresca. Robin Williams rouba a cena em sua atuação, mas às vezes desliza no exagero. Outra ponto a favor da série é a direção, que de tão boa conseguiu fazer de convidados inexperientes, como os cantores Kelly Clarkson e Josh Groban, atores engraçados em cena.
Série da CBS
Exibida no Brasil por: FOX
Legenda Nacional por: Legendas em Série
+14



Getting On é uma comédia da HBO que, apesar do canal não seguir o calendário de temporadas convencional, foi lançada durante o período da fall season. A série é uma versão da britânica de mesmo nome, da BBC, e não podia ter entrado em melhor canal. Isso pois as comédias da HBO tem ido na contramão dos formatos convencionais, como sitcom, e mostrado conteúdos críticos e sensíveis, que agregam muito mais valor ao produto final. Essas duas características não poderiam ter combinado melhor com o enredo da série, que retrata o trabalho de enfermeiras numa ala hospitalar de idosas. Isso não torna a série necessariamente deprimente, muito pelo contrário, pois os maiores trunfos dela são justamente as situações absurdas que as velhinhas fazem com que as enfermeiras passem. Sem contar os personagens em si, muito bem pensados e interpretados.
Série da HBO
Não exibida no Brasil
Sem equipe de legenda nacional
+14


The Blacklist é a mais nova série policial da NBC, que caiu como uma luva para o canal que precisava há muito tempo de um programa tão bem sucedido. Ela conta a história de Lizzy, uma agente do FBI, que vê sua carreira e vida pessoal serem viradas de cabeça pra baixo quando um criminoso internacional obcecado por ela se entrega e dispõe a ajudá-la a capturar vários outros criminosos, sem ela nem mesmo saber o porquê. A série mistura procedural com sequencial de tal forma que consegue seguir às formulas que já agrada o grande público e ao mesmo tempo ser criativa quando pode, agradando também à crítica. A série ainda conta com um suspense como plano de fundo, que mesmo sendo simples faz com que ela não se torne cansativa. E ainda temos a cereja do bolo: uma ótima atuação de James Spader.
Série da NBC
Exibida no Brasil por: Sony
Legenda Nacional por: InSUBs
+14



Masters of Sex é a adaptação do livro Masters of Sex: The Life and Times of William Masters and Virginia Johnson, The Couple Who Taught America How to Love, a biografia dos cientistas da década de 70 que foram pioneiros no estudo do sexo e mudaram os conceitos sobre o tema. A série não só mostra o processo do estudo, como é também um profundo retrato sobre como a sociedade lida (ou ao menos lidava) com temas como sexo, gênero, sexismo, homossexualidade, entre outros tabus. Ela também é muito competente ao usar o sexo na trama, recurso já recorrente nas série atuais, mas sempre usado de forma apelativa e artificial, enquanto em Masters of Sex é usado com sensibilidade e tem muita importância para o enredo e para o relacionamento entre os personagens. Com seu texto lindo, atuações certeiras dos protagonistas aos atores convidados e com toda a produção detalhada, a série vem sendo comparada a Mad Men, não só pela época, mas também pela execução impecável.
Série da Showtime
Exibida no Brasil por: HBO
Legenda Nacional por: InSUBs
+16



Piores

Dracula não é necessáriamente uma série ruim, ela é apenas entendiante. É tão fácil se distrair da história, e talvez se isso acontecer você nem prejudique seu entendimento, porque a maior parte dos diálogos não são relevantes. Além disso, Drácula é extremamente brega. Figurino, cenário, trilha sonora, cenas de ação. Todos são mal feitos e fazem falta quando se tenta levar a série a sério, ainda mais em uma série em que energia elétrica wi-fi é inventada no século XIX (!!!). Ainda sim, vamos combinar que Dracula está longe de ser a pior série sobre vampiros que temos por aí.
Série da NBC
Não exibida no Brasil
Legenda Nacional por: Victorians
+16



The Millers é mais uma das seguidoras da tendência "família contemporânea" que persiste desde o lançamento de Modern Family e que gerou incontáveis sitcons péssimos. Aqui temos um ótimo elenco, estrelando Will Arnett (Arrested Development), desperdiçado em uma série que não consegue acertar uma piada sequer. O plot inicial gera uma cena bem divertida e inusitada no piloto, mas depois disso a série não vai pra lugar nenhum. Apenas evite!
Série da CBS
Não exibida no Brasil
Legenda Nacional por: SubMarkerS
+12



The Tomorrow People é o remake de uma série muito bem sucedida dos anos 70 sobre sobre pessoas que fazem parte do próximo estágio evolução humana e desenvolvem poderes como teleportação e telepatia. Esse enredo caiu na mão da CW. Não podia dar outra: uma série novelão, cheia de polígonos amorosos (chega uma hora que você perde a conta), com várias reviravoltas para tornar apenas mais distante e cansativo o foco principal. Existem inclusive temas que são escenciais em um episódio, e que no próximo são insignificantes. A série não chega a ser maçante, mas é preciso ignorar as noções de qualidade e de lógica para assisti-la.
Série da The CW
Não exibida no Brasil
Legenda Nacional por: Maniac Subs
+12


Super Fun Night surgiu de uma ideia empolgante: produzir uma série estrelada e escrita por Rebel Wilson, a comediante promissora de Hollywood de Missão Madrinhas de Casamento e A Escolha Perfeita. Já é uma tradição da indústria produzir sitcons sob a alçada de comediantes (Seinfeld, Ellen), além de quê a série veio em um momento que todos queriam ver mais de Rebel. Com tanto entusiasmo, foi muito decepcionante assistir a algo tão ruim. Nenhum das atuações são minimamente aceitáveis, nem mesmo Rebel, que vira apenas uma piada de si mesma nessa série. O roteiro é tão patético e infantil que as cenas que mais prováveis de se rir são as de trapalhadas. Talvez a tentativa seja de produzir uma comédia non-sense, ao estilo New Girl, mas definitivamente não é esse o resultado. A única esperança que se deve ter dessa série é que ela não estrague por completo a empolgação sobre a figura de Wilson.
Série da ABC
Exibida no Brasil por: Warner
Legenda Nacional por: Maniac Subs
+12



Dads é a sitcom de Seth MacFarlane, criador de American Dad!, Family Guy e Ted, conhecido por seu humor politicamente incorreto, que faz sucesso e funciona nessas três atrações citadas, mas não em Dads. A série oscila entre sem graça e desnecessária, às vezes (muitas!) sendo sexista, racista e ofensiva de várias formas. Os protagonistas são dois adultos irritantes e imaturos reclamando o tempo todo dos seus pais igualmente irritantes e imaturos. O resto dos personagens é cheio de estereótipos e clichês, assim como as cenas. Pra completar a audiência está aquém ao esperado e a série dificilmente chega a uma próxima temporada, ou seja: ver essa série é um erro! 
Série da FOX
Não exibida no Brasil
Legenda Nacional por: Dads Subs
+ 14